Novas regras para os prazos do crédito habitação

Novas regras para os prazos do crédito habitação

O Banco de Portugal anunciou novas recomendações, relativamente às maturidades a praticar pelas instituições financeiras, no sentido de fazer convergir a maturidade média dos novos créditos à habitação e créditos com garantia hipotecária para os 30 anos.

Esta meta deveria ser atingida até ao final do ano de 2022, no entanto, um estudo efetuado em Março de 2021 verificou que a média se encontrava no final de 2020 em 33,2 anos.

Para alem das restrições já criadas à concessão de crédito pelo regulador e supervisor bancário em 2018, estas alterações adicionais entram em vigor já a partir de 1 de Abril do corrente ano.

E poderão não ficar por aqui, uma vez que o Banco de Portugal irá monitorizar a aplicação destas recomendações sob pena de ter que adotar novas medidas mais restritivas com o objetivo de cumprir a meta definida.

Para mais fácil entendimento das alterações poderá situar-se no novo mapa:

IDADE DO CLIENTEMATURIDADE DO CRÉDITO
MAIS DE 35 ANOSMÁXIMO 35 ANOS
MAIS DE 30  A 35 ANOS (inclusive)MÁXIMO 37 ANOS
MENOS DE 30 ANOS (inclusive)MÁXIMO 40 ANOS

 

Tem também ao seu dispor a possibilidade de consultar estas alterações diretamente no Banco de Portugal pelo seguinte link Limites ao rácio LTV, ao DSTI e à maturidade | Banco de Portugal (bportugal.pt)

Partilhe esta notícia

Últimas notícias

  • Precisa declarar a sua conta Revolut no IRS?

    saiba mais
  • Novas regras para os prazos do crédito habitação

    saiba mais
  • Crédito Consolidado: O que você precisa saber

    saiba mais

Somos certificados pela scoring.pt como uma das melhores pequenas e médias empresas de Portugal no desempenho operacional e solidez financeira.