Como Poupar no IRS de 2023

Como Poupar no IRS de 2023

Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) é uma preocupação para muitos contribuintes. Felizmente, existem estratégias que podem ajudar a reduzir o valor a pagar ou a aumentar o reembolso. Vamos explorar algumas dicas para poupar no IRS de 2023:

Comunique o Agregado Familiar até 15 de fevereiro:

Se houve mudanças no seu agregado familiar, como casamento, nascimento de filhos ou divórcio, é importante comunicá-las. Por exemplo, se optar pela guarda partilhada em regime de residência alternada, cada progenitor pode deduzir 50% das despesas relacionadas com o filho. Não comunicar essas alterações pode resultar em deduções incorretas.

Valide, insira ou corrija as faturas no portal E-Fatura até 27 de fevereiro:

Verifique se todas as faturas emitidas com o seu NIF estão corretamente registadas no portal E-Fatura. Confirme se os valores estão corretos e se estão na categoria certa. Caso encontre erros, corrija-os a tempo. Não deixe tudo para a altura da entrega da declaração, pois esquecimentos podem afetar o valor do reembolso.

Aproveite os benefícios fiscais dos Planos Poupança Reforma (PPR):

Os PPR permitem deduzir à coleta de IRS 20% dos montantes investidos em cada ano. Essa dedução pode fazer a diferença entre pagar ou ser reembolsado no seu IRS.

Despesas Gerais e Deduções:

Para despesas gerais, como luz, gás, água, vestuário e supermercado, a dedução é de 35%, com um limite de 250 euros por contribuinte ou 500 euros por casal. Nas famílias monoparentais, a dedução sobre para 45%.

Entregue o IRS dentro do prazo:

Evite atrasos na entrega da declaração. Cumprir o prazo é importante para evitar penalizações e garantir que todas as deduções sejam consideradas.

Simule a entrega do IRS em conjunto e separado:

Avalie se compensa entregar a declaração em conjunto com o cônjuge ou separadamente. O englobamento dos rendimentos pode afetar o valor final.

Verifique se a declaração automática está correta:

Se receber uma declaração automática, confirme se todos os dados estão corretos.

Lembre-se de que pequenas ações ao longo do ano podem resultar em economias significativas no momento de acertar contas com o Estado. Mantenha-se informado e aproveite todas as oportunidades para poupar no IRS!

Partilhe esta notícia

Últimas notícias

  • Poupar no IRS_2023

    Como Poupar no IRS de 2023

    saiba mais
  • Precisa declarar a sua conta Revolut no IRS?

    saiba mais
  • Novas regras para os prazos do crédito habitação

    saiba mais

Somos certificados pela scoring.pt como uma das melhores pequenas e médias empresas de Portugal no desempenho operacional e solidez financeira.